“O nosso corpo não é composto apenas por um corpo físico, possuímos também o intelectual (cérebro e mente), o emocional (sentimentos) e o espiritual (desejo de compreender a si mesmo). Para o corpo se manter em equilíbrio e harmonia é necessário buscar métodos que auxiliam na melhora da relação corpo e mente.” A afirmação da fisioterapeuta Marcela Warken reforça os benefícios do Pilates, método que vem se destacando e ganhando cada vez mais adeptos entre pessoas de todas as idades e com as mais variadas necessidades.
Criado pelo alemão Joseph Pilates (1880 a 1967), é considerado uma técnica completa de condicionamento físico e reabilitação que integra o corpo e a mente, restaura o corpo, elimina as dores musculares, amplia a capacidade de executar movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. Trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.
Assim sendo, o principal objetivo do Pilates é a harmonia durante a realização dos movimentos, estabelecendo equilíbrio entre a respiração, o corpo e a mente, usando como principal ferramenta a concentração.
Princípios básicos do método
A base do método é o trabalho com os músculos do power house (centro de forças), termo criado por Pilates para definir a região central do corpo. Esses músculos têm como função proporcionar estabilidade ao corpo e apresentam papel fundamental na sustentação da coluna, favorecendo o alongamento axial. Destaca-se que, ao criar a técnica, Pilates também utilizou princípios científicos, dentre os quais se destacam:
1. Respiração – Deve ser coordenada com o movimento. Expira-se nos momentos de esforço usando a musculatura profunda do abdome, o assoalho pélvico e os músculos eretores da coluna. Isso permite uma melhor sustentação lombar e pélvica e o relaxamento da musculatura acessória dos ombros e do pescoço (reduzindo a tensão nessas áreas)
2. Centralização (Centro de forças) – Consiste no fortalecimento dos músculos do power house (ilustração) por meio dos movimentos e da respiração
3. Concentração – Pensar quais são os músculos acionados é de suma importância, visto que estimula o sistema nervoso central e envia mais impulsos nervosos para a área trabalhada.
4. Controle – Deve-se ter um padrão suave de movimentos. Eles são controlados pela mente.
5. Precisão – Durante a prática do Pilates os exercícios devem ser realizados de forma controlada e eficaz no ângulo correto.
6. Fluidez – Os movimentos devem ser contínuos e ritmados.
Dessa forma, durante a prática do Pilates é fundamental respeitar os princípios do método para que os movimentos sejam realizados com melhor exatidão e harmonia, o que resulta em um melhor fortalecimento e alongamento da musculatura trabalhada, como também melhora da conscientização corporal.
Benefícios do Pilates
- Melhora do equilíbrio e flexibilidade
- Melhora da coordenação motora
- Controle respiratório
- Força muscular, mobilidade nas articulações
- Consciência corporal
- Equilíbrio entre o corpo e a mente
- Melhora da postura e prevenção de lesões