Há inúmeros montes no mundo com o nome de Olimpo.
O que deu origem a todos os outros “Olimpos”, situa-se entre a Macedônia e a Tessália e é também, o ponto mais alto de toda a Grécia (2.911m).
Os antigos gregos acreditavam que nele situava-se a residência dos deuses, dos quais Zeus, filho de Cronos (o Tempo) e Réia, era o mais importante.
Os primeiros Jogos Olímpicos constituiram-se em um misto de Festival Atlético e Religioso, realizado em homenagem a Zeus, no centro de um bosque situado em Olímpia (daí o nome), cidade da Região de Élide, no Peloponeso, península localizada ao sul da Grécia.
Acredita-se que os primeiros Jogos Olímpicos – origem das atuais Olimpíadas – datam de 776 a.C. e desde o início foram proibidos aos estrangeiros (ou bárbaros, segundo a concepção grega), aos escravos e às mulheres.
A cada quatro anos, a Região da Élide enviava a toda a Grécia, arautos que anunciavam a data dos jogos e convidavam atletas e espectadores a participar. Esse convite trazia também a expressa proibição de conflitos e guerras durante os jogos, estabelecendo-se, pois, uma trégua obrigatória e sagrada entre atletas e assistentes, até o final das competições.
Faziam parte dos antigos Jogos Olímpicos as modalidades de estádio (corrida de 192m, o comprimento do estádio), o diaulós (o duplo estádio, 348m), o dolichos (corrida que variava entre 1.344m e 4.608m), corridas eqüestres, luta grega (algumas regras pareciam-se com as do judô) e o pugilato (onde quase tudo era permitido).
Finalmente, o pentatlo, que se compunha das modalidades de lançamento de disco, dardo, salto em “comprimento”, corrida de estádio (192m) e luta grega.
O disco e o dardo, já há 2700 anos, lembravam em peso, formato e material, o equipamento hoje utilizado nas mesmas provas.
A primeira prova disputada nos Jogos Olímpicos foi a do estádio (corrida em 192m), que permaneceu única por mais de meio século.
Teodósio I, imperador cristão romano, denominado O Grande, durante seu Império (379-395 d.C.) proibiu a realização dos Jogos sob a alegação de que eram uma manifestação pagã (bárbara), o que contrariava os milenares objetivos iniciais.
Os Jogos Olímpicos da Era Moderna (Olimpíadas de Atenas – 1896, em diante) acrescentaram as modalidades criadas ao longo dos séculos, que vieram a substituir as que ao longo desse mesmo tempo foram ficando obsoletas.
De 07 a 21 de setembro/2016, serão realizados os Jogos Paralímpicos, também no Rio de Janeiro.
Com frequência, estarei informando mais detalhes.