O verão continua proporcionando temperaturas acima dos 35°C ao Vale do Taquari e para todo o Rio Grande do Sul. Com o calor persistente, a procura por lugares em meio à natureza vem aumentando cada vez mais. Principalmente, por locais onde predomina o verde das árvores, com sombra para os veranistas. Além dos espaços com água, que são muito procurados pelos banhistas. Sejam piscinas, rios, cascatas ou açudes, o importante é conseguir se refrescar e amenizar esse “calorão”.
O Perau de Janeiro, localizado em Arvorezinha, é um dos destinos daqueles que buscam contato com a natureza. O espaço tem área para camping, além das cabanas disponíveis para locação (mediante agendamento). Os atrativos principais são a cascata e o perau de 207m de altura. Para chegar na cascata, é necessário fazer uma trilha de 1,5 quilômetros, de trajeto fácil. A trilha até o perau tem 600m.
O local funciona de quinta-feira a domingo. Abre às 9h e a entrada é permitida até às 17h. O custo da visita é de R$ 15 por pessoa. A área de camping dispõe de banheiros com chuveiros quentes, churrasqueiras, pias, mesas e pontos de luz. Não é permitida a entrada com bebidas. Pode entrar com alimentos e também há opções de lanches e bebidas na copa.
Sapinho endêmico
No Perau de Janeiro é possível encontrar uma espécie muito rara de anfíbio. Trata-se do sapinho-admirável-de-barriga-vermelha, que é encontrado apenas em um trecho de 700m às margens do rio Forqueta, na encosta do perau. É uma espécie endêmica, ou seja, restrita a determinada região demográfica.
O animal é considerado, criticamente, ameaçado de extinção. Tanto que a construção de uma usina hidrelétrica foi impedida, pois acarretaria na extinção do sapinho. O desmatamento para monocultura de fumo e a poluição do rio Forqueta são causas da vulnerabilidade da espécie.
O sapinho-admirável-de-barriga-vermelha tem um comportamento peculiar chamado de unkenreflex. Quando estão ameaçados, viram sua barriga, mãos e pés para cima, deixando à mostra suas partes vermelhas, exibindo sua toxicidade para o predador. Sua coloração também permite que se disfarce no ambiente onde vive.
Diversão garantida nos parques aquáticos
Para aqueles que gostam de espantar o calor tomando banho de piscina, os parques aquáticos da região são o destino perfeito. Às margens da RSC 287, em Taquari, fica localizado o Park Aquático Nativo. Inaugurado no ano 2000, proporciona diversão e lazer para toda a família.
A estrutura conta com piscinas e tobogãs, tanto para os adultos, quanto para as crianças, pracinha infantil e área de jogos. Churrasqueiras, mesas e quiosques cobertos estão disponíveis para os visitantes durante o dia. Tem também restaurante, lanchonete e sorveteria. O parque está aberto de terça a domingo, das 8h às 18h. O valor da entrada é R$ 30.
Para quem gosta de praticar esporte, o local dispõe de quadra de vôlei e campo de futebol. Há três opções de estadia para aqueles que desejam passar a noite no parque – camping, cabana e hotel. O Park Aquático Nativo é frequentado por veranistas de todas regiões do estado. A temporada se estende até o dia 15 de março.
Sombra e ar puro
Quem procura um lugar tranquilo para relaxar em meio à natureza deve conhecer a Área de Lazer da Costa, localizada em Linha Marinheira, no município de Capitão. O espaço é amplo e arborizado, com três açudes, sendo um para pesca (equipamento de pesca e iscas devem ser trazidos pelo visitante) e outro cercado, com piso no fundo, disponível para banho, especialmente para as crianças. Ainda há o açude com quatro pedalinhos à disposição.
A área tem uma trilha ecológica, espaço com bancos, mesas e churrasqueiras na sombra. O local oferece serviço de copa e cozinha completo. Tem canchas de bocha, mesa de sinuca, mesa para carteado e campo de futebol sete e vôlei. É possível acampar com barracas no camping e também há um quiosque disponível para pernoite.
A Área de Lazer da Costa está aberta de quinta-feira a domingo, das 8h às 20h, e a entrada é grátis. Pede-se que não se traga bebidas, pois é oferecido o serviço de copa. Para frequentar o local nos outros dias é necessário fazer agendamento antecipado. É possível fazer reservas para confraternizações, almoços e jantares em qualquer dia da semana.