O surgimento do Cristo Protetor de Encantado ensejou um despertar do turismo no Vale do Taquari. Há muito tempo defendo a necessidade de implementar uma política séria para aproveitar todo o potencial que nossos municípios possuem.
Muita gente acha graça quando afirmo que um bom início, para gerar dividendos no setor turístico sem gastar muito dinheiro, é criar uma festa anual que teria, também, rainha e princesas. Pode parecer simplório, mas conheço dezenas de municípios gaúchos que começaram assim uma escalada que hoje aquece a economia local.
O Cristo Protetor aumentou o movimento nos finais de semana, conforme ouvi de amigos de Arroio do Meio, Lajeado, Encantado, Santa Clara do Sul e Estrela. O grande desafio é fazer com que os visitantes entrem em nossa cidade. Isso se faz com o uso de placas, sinalização horizontal e vertical, e fácil acesso.
Entre Lajeado e Arroio do Meio, à exceção das placas vistas em qualquer rodovia, pouco se vê para destacar a nossa cidade. O trevo é uma terra de ninguém com visualização confusa, é perigoso e com congestionamentos diários. A exceção são as flores muito bem cuidadas.
Nossa cidade tem gastronomia rica e variada, além
de uma natureza exuberante para atrair turistas
Depois de atrair os turistas para entrar na cidade é preciso disponibilizar pessoas treinadas para fazer o atendimento, dar dicas de passeios, alimentação, compra de souvenirs e de um bom hotel. Isso só se tornará realidade com investimento através de projetos resultantes de planejamento profissional. Ocorre que a maioria das pessoas inclui no rol de “despesa” o que na verdade é “investimento”.
Existem órgãos públicos para prestar consultoria, inclusive gratuita, além de empresas especializadas em soluções para municípios de pequeno e médio porte. Sem uma visão profissional não obteremos resultados significativos e perenes.
Soube que um grupo de empresários decidiu encarar com seriedade o desafio de desenvolver o turismo em Arroio do Meio. Parabéns, amigos! Contem com este cronista para divulgar as atividades. Além de projetos, consultoria séria e determinação, também é preciso investir em comunicação/divulgação, e isso não significa que eu esteja puxando a brasa para o meu assado. Sem mídia ninguém ficará sabendo de nossas atrações.
Arroio do Meio possui gastronomia rica e variada, além de uma natureza exuberante capaz de trazer público. É preciso transformar tudo isso em produtos atrativos, com bons hotéis, atendimento cortês e preços amigáveis. É imperioso explorar o turismo e não o turista.