Desde muito pequena observo a beleza desta flor símbolo de Arroio do Meio. Para minha surpresa encontrei uma variedade e quantidade expressiva em outro Arroio. Não me contive, tive que fotografá-las para levar um pouco da beleza delas comigo. Neste Arroio que é arenoso e banhado por sal, eu as contemplei, ou será que foram elas que me viram e me chamaram pedindo um pouco de admiração? Assim como em Arroio do Sal, há muitos hibiscos espalhados pelos jardins, ruas e casas dos arroio-meenses.
Lendo e pesquisando um pouco sobre ele, vejam o que encontrei. Na antiguidade, a simbologia do hibisco estava atrelada à Ísis, deusa egípcia que era cultuada como representante da força maternal e amorosa, considerada protetora da natureza e da magia, relacionada também à maternidade, à fertilidade e também tida como deusa da simplicidade.
A flor do hibisco tem relação com a feminilidade. A simbologia do hibisco também representa a divindade feminina. Como as deusas femininas tanto da Mitologia Grega, quanto da Romana, representadas pelas deusas Afrodite e Vênus, respectivamente.
Durante muito tempo, foi a flor símbolo da realeza nas ilhas havaianas. Por isso, depois da incorporação do Havaí aos Estados Unidos, essa flor se tornou o símbolo das ilhas. Quando se visita o Havaí, o turista recebe hibiscos em um colar (o famoso colar havaiano, símbolo de turistas) como um gesto de amizade e de boas-vindas. Como o Havaí é conhecido pelo surf e suas ondas enormes, o hibisco também se tornou um símbolo muito utilizado na moda surfista.
Já no Japão, país conhecido pela sua refinada educação, o hibisco representa a gentileza e a delicadeza dos atos.
O hibisco, na China, representa a prosperidade, a grande riqueza material, o sucesso e a fama.
Para os sul-coreanos, o hibisco representa a imortalidade da alma e a reencarnação.
Já na Malásia, o simbolismo do hibisco é muito mais forte, sendo inclusive estampado nas moedas do país. É o símbolo maior e conhecido como Rosa de Saron, representando a coragem para se enfrentar os percalços da vida.
A planta Hibiscus é um fitoterápico originário da África, pertencente a família das Malvácea. Além desta flor embelezar os jardins e as ruas também é comumente consumida em forma de chá, por infusão de seu cálice. É uma planta diurética, evitando a retenção de líquidos.
Após ler sobre essa flor/planta medicinal me encantei com os inúmeros benefícios: favorecimento da perda de peso; controle dos níveis de colesterol; efeito diurético; diminuição da pressão arterial; prevenção da diabetes e da síndrome metabólica; melhora do processo de digestão; combate ao envelhecimento; prevenção do câncer. Observando esses benefícios, imagino que essa planta valha ouro. Acredito que a Pérola do Vale está bem representada por esta beleza e riqueza que são os hibiscos. Que saibamos cultivá-los com amor e cuidado.