Como forma de ajudar as crianças e os adolescentes atingidos pela enchente em Arroio do Meio, a Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes realiza uma campanha de arrecadação de material escolar. A iniciativa ocorre, por meio do grupo de alunos, ‘Gurizada do Guararapes’. “Nós somos mobilizados a fazermos movimentos sociais como as campanhas de doação, além daqueles relacionados com o conhecimento”, explica um dos integrantes, William Henz do 3° Ano C.
“Sabemos dessa situação caótica do Vale do Taquari em que muitos perderam as suas casas e seus pertences, por isso tivemos essa ideia em parceria com o Grêmio Estudantil para que a escola fosse um ponto de doação de material escolar. Ficamos pensando no que poderíamos fazer para auxiliar, porque dentro do Guararapes grande parcela dos estudantes foram atingidos. Também é possível doar roupas, brinquedos e outros objetos. Se as pessoas puderem doar, tragam. Pode ser pouco, mas para nós é muito e faz a diferença.”
Além disso, Henz também lembra que uma Vakinha por meio da chave pix (gurizadadoguara@gmail.com) sendo que o valor investido será usado para a compra do que for necessário para os estudantes que foram atingidos pela tragédia. “A partir das doações na escola e pelo pix vamos fazer kits aos alunos para que tenham o básico para retornarem para a escola. Vamos fazer um levantamento nas turmas e turnos.”
Em outros momentos, o grupo ‘Gurizada do Guara’ realizou campanhas de doações para a comunidade de Arroio do Meio. “Valorizamos muito o ato de doar que é uma bonita ação. Aprendemos na escola habilidades disciplinares e a também ser um cidadão ativo na sociedade. Faz parte entender e se colocar no lugar do outro. Sempre que doamos, as pessoas ficam felizes.”
CERCA DE 100 ALUNOS AFETADOS
A presidente do Grêmio Estudantil da escola, Letícia Müller dos Santos, lembra que cerca de 100 alunos da escola foram afetados pela enchente. Desse número, 90% dos alunos são do Ensino Fundamental. “Deixamos a escola como ponto de coleta, para que tanto os alunos, quanto pessoas de fora possam trazer materiais para arrecadarmos e repassarmos. Nós criamos também uma chave pix para que quem puder doe um valor”. Segundo informações da coordenação pedagógica da instituição de ensino funcionários e professores também foram afetados com a tragédia.
ALUNOS REALOCADOS
A Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio informa que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber e a Escola Comunitária de Educação Infantil Atalaia, tiveram parte de sua estrutura, tanto física como pedagógica, seriamente comprometidas pela enchente.
Conforme a secretária Iliete Winck, a fim de não prejudicar o aprendizado dos alunos, e os pais que não têm com quem deixar os filhos, todos devem ser realocados para escolas próximas, conforme o espaço disponível. Ainda devem ser divulgados os locais para onde os alunos serão direcionados. Uma equipe de engenharia e coordenação pedagógica já está verificando o que será necessário para que as escolas atingidas voltem a funcionar. As demais escolas já voltaram com as aulas normais.
Material Escolar – Quem quiser doar mochilas e material escolar, pode fazer a entrega diretamente na sede da Secretaria de Educação e Cultura, na rua Dr. João Carlos Machado, nº 1000, no Centro.