Encerra dia 5 o prazo para as convenções
Eventos para deliberar sobre alianças, escolha de candidatos a prefeito, vice e vereador encerram no dia 5 de agosto. Após a aprovação em convenção os candidatos devem seguir uma série de exigências legais e fazer o registro da candidatura junto ao Cartório Eleitoral, sendo que o juiz ou juíza homologa a candidatura. Os partidos têm até o dia 15 para encaminhar os registros. Entre os requisitos para ser candidato: estar filiado a um partido, ter nacionalidade brasileira, ter idade mínima para o cargo almejado (candidatos a prefeito e vice-prefeito devem ter até o dia da posse 21 anos e os candidatos a vereador(a) para concorrer devem ter completado18); ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral; ter título de eleitor. Os homens devem estar com a situação militar em dia.
PT E PL
PL de Arroio do Meio define nesta sexta, candidatos a prefeito, vice e vereadores. A convenção será às 20h, na Câmara de Vereadores, quando deve ser anunciada para a majoritária Lúcia Schmidt Horn e André Vianini. Ambos têm experiência política e já se encontraram com o ex-presidente Bolsonaro, cujos princípios e formas de governar defendem e neles se inspiram. O PT no domingo, a partir das 8h da manhã, também na sala de reuniões do Legislativo. Em visita ao jornal, o agricultor, líder sindical que já ocupou cadeira no Legislativo e foi secretário municipal da Agricultura, Paulo Grassi, confirmou que é pré-candidato a prefeito junto com Ernani Graeff, que trabalhou no Banrisul como pré-candidato a vice. Grassi tem defendido historicamente pautas lulistas. Embora as eleições municipais sejam diferentes das estaduais e presidenciais, pelo menos nestas duas siglas o poder político de Bolsonaro e Lula farão parte do debate.
QUATRO CANDIDATOS DEPOIS DE 40 ANOS
Depois de 40 anos poderemos ter um cenário de campanha eleitoral com quatro candidatos para concorrer a prefeito em Arroio do Meio. A última vez que isto ocorreu foi em 1982, quando Arnesto Dalpian (MDB) concorreu a prefeito, tendo como vice Paulo Steiner (MDB). O atual Progressista (PP) na época era PDS, concorreu com Benito Jacob Johann e Valmir Luiz Heineck de vice. Ademar Wallérius concorreu pelo PDT, tendo como vice Gomercindo Palaoro e o PT que havia sido recentemente criado concorreu com Adriano Schneider e seu vice foi Vilson Schwarz.
EM TRAVESSEIRO E MARQUES
Em Travesseiro também haverá convenção amanhã, sábado, pelo PSB, na parte da tarde entre as 14h e 17h. Nesta convenção poderá ser aprovado o nome do ex-prefeito Neco Hofstetter para concorrer a prefeito e Marileia Fussinger, que estava na eleição passada apoiando a atual administração, par ser a vice, ou ela ser cabeça de chapa.
ANSIEDADE EM EXCESSO PARALISA
Estima-se que no Brasil 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade, o que corresponde a 9,3% da população. Em certo grau, a ansiedade é uma reação positiva e esperada diante da vida. Passamos pela necessidade de entregar um resultado melhor em alguma competição esportiva, no trabalho há metas e prazos a cumprir, o aluno deve corresponder com boas notas. Mas o que se verifica no mundo moderno é que a ansiedade passa dos limites e se transforma em patologia que pode desencadear várias doenças. De acordo com o psiquiatra Marcio Bernik, coordenador de Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, o que se verifica nos ansiosos patológicos é um sofrimento excessivo, prejuízo funcional e desvantagem competitiva. Estes três critérios fazem com que que a pessoa seja diagnosticada com o transtorno. Mas o que estaria provocando tamanha ansiedade que pode por vezes ser apenas temporária por conta de um acontecimento extremo como a perda ou doença de alguém querido, separação, e neste momento, as perdas e prejuízos dos desastres climáticos, entre tantos outros. Psicólogos e psiquiatras de renome têm atribuído a ansiedade ao uso excessivo do celular, redes sociais e videogames, já a partir de tenra idade, nos jovens e adultos. As crianças, segundo vários estudos, brincam menos ao ar livre e os jovens não saem de casa perdendo a noção da vida real. Não sentem vontade de interagir fora das telas e tem medo de encarar a realidade. E você? Quanto tempo por dia fica no celular? Quantas horas se mantém conectado em comparação com outras atividades?
Por Isoldi Bruxel