O prefeito eleito Sidnei Eckert (MDB) apresentou, na semana passada, o arquiteto e urbanista Pedro Luiz da Silva como seu primeiro secretário. Ele vai ocupar o Planejamento considerado estratégico, com a missão de revisar o plano diretor, estabelecer novas quotas de enchente, fortalecer o diálogo com moradores e entidades e agilizar processos internos na prefeitura. Em viagem durante a semana para Chapecó e Blumenau, os próximos nomes a serem oficializados serão para assumir a Educação e Saúde. Eckert deve anunciar os titulares até o dia 15 de novembro. As duas secretarias envolvem grande demanda pela importância de uma boa educação, que precisa trabalhar com diferentes públicos, que envolve professores, pais e alunos, além de qualidade no ensino. A Saúde igualmente demanda cada vez mais necessidades. Para ter uma ideia, já na atual administração de acordo com relatório apresentado pelo secretário Gustavo Kasper, os atendimentos praticamente triplicaram nos últimos anos. Em 2023 teve 102.411 atendimentos na Secretaria da Saúde de Arroio do Meio. Em 2024 até agosto, 69.969. Outra secretaria estratégica é a de Obras. Além de conhecimento exige disposição, muito além de horário segunda a sexta para eventos inesperados.
FUTURA MESA DA CÂMARA
Ainda falta um bom tempo para esta definição, mas já existem conjecturas para saber quem vai ser o próximo presidente da Câmara, cadeira atualmente ocupada por Rodrigo Kreutz. Ele não concorreu à vereança, mas é um dos quadros de destaque no MDB. Foi bem sucedido como coordenador da campanha, que elegeu Sidnei e Andréa. Pelas habilidades e experiência deverá ocupar uma secretaria, também estratégica. Já em relação à futura mesa da Câmara, pela lógica pode recair para vereadores reeleitos, considerando que tem mais experiência política e regimental. Roque Haas, o Rocha, no sétimo mandato, ou Vanderlei Majolo, ambos do PP. Pelo MDB, a vereadora Maria Helena Matte ou César Kortz. Entre os vereadores novos, Rodrigo Quinot (PL) tem aspirações. Também existe a possibilidade de um dos vereadores do MDB ser chamado para ocupar cargo de secretário, abrindo assim, possibilidade para Marcelinho Schneider estar no Legislativo. Lembrando que nesta virada de ano, em janeiro e fevereiro de 2025, não haverá o recesso do Legislativo, porque a nova composição da Câmara terá projetos a serem votados para que o Executivo não fique parado e possa dar andamento às primeiras ações.
DEFINIÇÃO NA 3ª CRE
Seis nomes disputam o processo seletivo para a definição do (a) titular da Coordenadoria Regional de Educação de Estrela. A arroio-meense Greicy está entre os que podem ser nomeados pelo governador Eduardo Leite para a função.
RASCUNHOS DE VIDA
É o livro de crônicas da professora Greicy Weschenfelder a ser lançado no próximo dia 13 de novembro na Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes. O livro é um compilado de crônicas que, ao longo dos últimos anos, a professora publicou nas páginas no AT, no caderno Cotidiano. O evento ocorre às 9h.
Eleições neste domingo
Em 51 municípios brasileiros há segundo turno neste domingo. São cidades com mais de 200 mil eleitores, onde a eleição não foi definida no primeiro turno porque os candidatos não alcançaram 50% dos votos. Entre estas cidades estão 15 capitais como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte… No primeiro turno a sigla de Bolsonaro conquistou 10 prefeituras em cidades com mais de 200 mil eleitores – sendo duas capitais, Maceió (AL) e Rio Branco (AC) e disputa o segundo turno em outros 23 municípios. O partido do presidente Lula, conquistou duas cidades com mais de 200 mil eleitores, com a reeleição das prefeitas em Juiz de Fora e Contagem, em Minas Gerais. O PT disputa o 2º turno em 13 cidades incluindo as capitais Porto Alegre (RS), Natal (RN), Cuiabá (MT) e Fortaleza (CE) em confronto direto com o PL.
100 ANOS DA FRUKI
Ocorreu ontem à noite um mega evento em comemoração aos 100 anos da Fruki, no CTC, em Lajeado. A empresa começou a operar em 1824 em Arroio do Meio, no bairro Bela Vista como Fábrica de Bebidas Kirst & Cia Ltda. O fundador Emílio Kirst, deixou um legado sólido para as gerações que continuam à frente do negócio tendo, Aline Eggers Bagatini sua bisneta, como diretora presidente da Fruki Bebidas. Atualmente, a Fruki Bebidas possui duas fábricas no Rio Grande do Sul, em Lajeado e Paverama (começou a operar em dezembro do ano passado) com uma capacidade de produção de 620 milhões de litros por ano. Mais de mil profissionais estão ligados à empresa, que busca através da inovação, novos lançamentos, ampliação de parque industrial e novos mercados crescer cada vez mais. A empresa teve no ano passado, o maior faturamento da sua história.