Empresários, vereadores (no exercício e eleitos), integrantes da administração municipal, prefeito eleito Sidnei Eckert e líderes de entidades de Arroio do Meio tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do audacioso projeto turístico a ser implantado em área do Morro São José. Os sócios Jerson Zanchettin e Ademar da Silva contextualizaram as perspectivas e tendências do turismo mundial e nacional, mas como grande negócio para a região e estado com novas conexões inte-regionais, estaduais e nacionais. Apresentaram as fases do empreendimento que receberá pelo menos R$ 314 milhões de investimentos e possibilidade de receber 30 mil turistas/mês, colocando Arroio do Meio num novo patamar econômico.
O empreendimento se destacará pela construção de um monumento dedicado ao gaúcho, de 50 metros (ideia que valoriza a cultura do Rio Grande do Sul nas suas diversas simbologias), e contempla construção de hotel com 120 apartamentos, open mall, espaços gastronômicos /churrascaria, área de shows, salas de exposição e eventos culturais, uma enorme roda gigante, entre outros elementos de entretenimento. Os sócios explanaram as fases de aprovação do projeto na área ambiental com algumas mudanças já estabelecidas para garantir a adequação à legislação. Desde que o projeto foi lançado em março de 2023, um dos sócios Jerson Zanchettin tem destacado a importância deste investimento como uma indústria limpa, valorizando entre outros conceitos, a natureza e preservação ambiental. A implantação do projeto deverá levar pelo menos seis anos, sendo que nas diferentes etapas fomentará empregos diretos e indiretos na construção do parque, hotelaria, gastronomia, manutenção, serviços técnicos especializados, além de indiretos, como transporte, gastronomia, padarias, artesanato… O prefeito Danilo Bruxel e vice Adriana Lermen, que têm acompanhado o projeto desde sua implantação, prestigiaram a apresentação.
E a ponte sobre a ERS-130?
Nas redes sociais e mesmo pessoas com conhecimento técnico estão considerando cada vez mais difícil e improvável que seja concluída a obra da ponte na ERS-130 até o fim do ano, como tem prometido a EGR. Mesmo que a estrutura esteja pronta, o grande desafio será o aterro, comentou esta semana o secretário de Administração, de Arroio do Meio, Áurio Scherer. Que empresa fará este aterro? Áurio também lamentou que a EGR prometeu dar uma recuperada no trecho de Forqueta Baixa que vai até a ponte do Exército, que recebe diariamente grande fluxo de veículos pesados. Este asfalto não foi preparado para receber tráfego pesado, mas as circunstâncias nos levaram a oferecer a alternativa, que facilita a logística para vários municípios. Seria importante a EGR dar um suporte na recuperação do trecho, que antes era trajeto para usuários locais.
Vitória de Trump com apoio do Congresso
Diferente do que diziam as pesquisas em relação à disputa eleitoral nos EUA, Donald Trump teve uma vitória folgada sobre a democrata Kamala Harris. Ele volta a Casa Branca, quatro anos após ter deixado o governo com maioria no Senado e Câmara, com apoio popular. A eleição do republicano Trump deverá ter reflexos na geopolítica e economia mundial, equilibrando o avanço da China e outros países asiáticos. Traz reflexos também para a América e o Brasil, principalmente para a economia. O presidente Lula apesar de ter parabenizado. Trump, logo após a vitória fez manifestações impróprias durante a campanha contra o republicano. Já os bolsonaristas festejaram a vitória e acreditam que os ventos estão mais favoráveis, apostando na reversão da condição de inelegível de Bolsonaro. O ex-presidente tem condenações no TSE: a reunião que fez com embaixadores no Palácio da Alvorada criticando as urnas eletrônicas; alegado uso eleitoral nas comemorações de Sete de Setembro de 2022 que reuniu grande multidão e outra que também faz alusão a estes episódios.
GUSTAVO ZANO TELLI VOLTA
Na quarta-feira foi anunciado o nome de Gustavo Zanotelli para ser o titular da Secretaria da Saúde de Arroio do Meio. O anúncio feito pelo prefeito eleito Sidnei Eckert e sua vice Andréa Barth faz parte da transição em andamento. Gustavo já ocupou o cargo durante a gestão de Klaus Werner Schnack e durante seis meses no governo anterior de Eckert.
Sem medo
“Não comparecerei para depor na Polícia Federal e não cumprirei ordens ilegais. Assim como não me submeti à censura imposta ao X, também não me submeterei às tentativas de intimidação promovidas pela Polícia Federal e pelo STF para explicar quaisquer das minhas palavras e votos. A Constituição precisa ser respeitada e está do meu lado.” Ele se tornou alvo de um inquérito no STF por conta de declarações feitas na Câmara. Marcel van Hattem, deputado federal do RS pelo Novo – Nas eleições de 2022, foi o terceiro deputado mais votado em Arroio do Meio com 837 votos. O 2º foi Enio Bacci, União Brasil, com 1621 (não eleito) e o 1º Alceu Moreira -MDB 1843 votos, eleito. No RS, Van Hattem foi o segundo mais votado, com 256.913 votos. Foi superado pelo Ten. Cel Zucco do Republicanos, com 259.023 votos. Paulo Pimenta (PT) ficou em terceiro no RS, com 223.109 votos.