O prefeito Danilo Bruxel e o secretário da Fazenda Valdecir Crecencio passaram a semana em Brasília trazendo ótimas notícias. O empenho de R$ 8,4 milhões para a construção da Escola Construindo o Saber, que estava sediada no bairro Navegantes e que foi totalmente destruída pelas enchentes. Agora será construída na Medianeira. Com o empenho, o município está apto a iniciar o processo licitatório da obra. Outra notícia importante é em relação ao credenciamento da UTI, que segundo Bruxel está toda equipada, com a equipe de trabalho encaminhada, bem como vistoriada pela Secretaria da Saúde do Governo do Estado. O que falta é apenas a publicação no Diário Oficial credenciando o funcionamento. O prefeito nos disse que a preocupação é deixar tudo alinhado para a transição de governo. Em menos de 50 dias assume o governo Sidnei Eckert que ganhou as eleições em outubro.
Governo Sidnei trabalha na
composição do secretariado
Depois de ter anunciado na semana passada, Gustavo Zanotelli como titular da Secretaria da Saúde, o prefeito eleito, Sidnei Eckert, continua conversando e dialogando para compor outras secretarias. Na Educação, figuram nomes como da professora Carolina Ely, Mara Betina Forneck (já foi secretária no governo Klaus), Naiara Regina Tres e a própria Andréa Susana Barth, vice-prefeita eleita, que tem experiência como diretora de escola. O nome da professora Greicy Weschenfelder também estava cotado, mas ela foi chamada para ser a coordenadora da CRE, com sede em Estrela, pelo governo do Estado. Outra secretaria que terá um papel importante será a Secretaria da Indústria e Comércio. Nomes como o do empresário Ivan Kalsing, que foi candidato a vereador pelo MDB e fez uma boa votação, assim como o do vereador Marcelinho Schneider, que não alcançou a reeleição, estão cotados. O nome da jovem Juliana Vasconcellos e do empresário Betinho Dalpian que já foi secretário de governo também estão na lista de cotados. Uma das dificuldades encontradas para compor o secretariado é que além da qualificação técnica, será importante ter habilidade comportamental, ou seja: comprometimento com a função pública e política, que nos cargos chave, exige tempo além das horas normais. A remuneração passa a ter um peso, na medida em que a função privada pode render mais.
ALEXANDRE GARCIA: aos 84 anos,
continua fazendo bom jornalismo
O jornalista Alexandre Garcia, nascido em 11 de novembro de 1940, festejou seus 84 anos, com muito vigor e saúde, esta semana. Natural de Cachoeira do Sul, onde aos 7 anos acompanhava seu pai Oscar Garcia a dar os primeiros passos na comunicação. Aos 15 foi locutor na Rádio Independente em Lajeado. Fez comunicação social na PUC-RS e ao longo da vida profissional, atuou um tempo no Banco do Brasil, onde se especializou em Bolsa de Valores. Saiu do BB e optou definitivamente pela carreira jornalística que começou na sucursal do Jornal do Brasil. Pelo JB, fez coberturas internacionais como o fechamento do Congresso uruguaio, e depois foi transferido para a Argentina, onde acompanhou período de ditadura. Trabalhou em jornais de circulação nacional e nas TVs Manchete, Globo, Jovem Pan, CNN. Na TV Manchete foi correspondente internacional e cobriu desdobramentos da Guerra das Malvinas, Guerra de Angola, Guerra da Independência da Namíbia.
Foi secretário de imprensa do presidente João Figueiredo por um período.
Na Globo além de participação no Fantástico, repórter do Jornal Nacional, Jornal Hoje e Globo, cobriu a promulgação da Constituição de 1988. Junto com Joelmir Betting, fez entrevistas de presidenciáveis em 1989 e naquele ano foi um dos mediadores entre o debate de Collor e Lula. Como jornalista também cobriu a ECO-92,
o Impeachment de Fernando Collor, a implantação do Real e as eleições de Fernand Henrique Cardoso em 1994 e 1998. Realizou coberturas especiais nas eleições de 2002,2006 e 2010. Em dezembro de 2018, após 30 anos de Globo, saiu da emissora. Atualmente, tem colunas em 38 jornais do país, entre os quais aqui no Alto Taquari e 210 rádios. É assíduo na Revista Oeste e Gazeta do Povo no PR. Como Youtuber tem mais de 2,8 milhões de seguidores. No dia do aniversário, foi entrevistado de forma informal pela filha, Júlia Garcia, quando falou da profissão que abraça com tanta paixão. Temos a honra de tê-lo como o nosso colunista. Que tenha vida longa com saúde e que Deus o proteja.